domingo, 29 de abril de 2018

III ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ


Acontecerá hoje (20/04) às 18h00 a abertura do III ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PIAUÍ, que será realizado no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos, no período de 20 a 22 de abril de 2018 e tem como tema central “Potencialidades e Vulnerabilidades do Nordeste Brasileiro.”
É uma promoção da Associação Mais Cidadania com o apoio da Universidade Federal do Piauí, Universidade Aberta do Brasil, do Centro de Educação Aberta a Distância da UFPI, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da coordenação do polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB/EAD de Picos, da coordenação do curso de Geografia EaD/CEAD/UFPI, da coordenação de tutoria EaD/CEAD/UFPI, de alunos e tutores do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, na modalidade a Distância.
Durante o encontro estarão presentes: a vice Diretora Geral do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva, representando o diretor do CEAD-UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes; o coordenador do curso de Geografia na modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Raimundo Wilson Pereira dos Santos; o coordenador de tutoria do curso de geografia na modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, Prof. Me. Cícero Rodrigues de Sousa;  o coordenador do polo da Universidade Aberta do Brasil em Picos, Higo Carlos Meneses; o Prof. tutor e presidente da Associação Mais Cidadania, João Correia da Silva; demais tutores, professores e alunos de Geografia e áreas afins do CEAD/UFPI e de outras instituições de ensino.
O Encontro de Geografia da Educação a Distância está em sua 3ª edição, sendo que a 1ª  com o tema “Pesquisa, Ensino e Extensão: Desafios da Geografia do Piauí foi realizada em Teresina no ano de 2015; a 2ª edição cujo tema foi “Espaço geográfico piauiense: dinâmicas territoriais e desenvolvimento socioambiental” ocorreu em Parnaíba/Luís Correia no ano de 2016.



O III EGEAD objetiva construir uma base alicerçada em temas que se inter-relacionam com o fenômeno educativo, compreendendo assim, o espaço como uma ferramenta de comunicação e de participação social, promovendo o desenvolvimento de cidadãos críticos e reflexivos.
A programação do evento conta com:
 - Conferência de abertura com o tema “PIAUÍ NO CONTEXTO REGIONAL: MATOPIBA,” será proferida pela professora Doutora Márcia Regina Soares de Araújo.
- Lançamento de livros;
- Mesa redonda intitulada “DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO PIAUÍ: POTENCIALIDADES E VULNERABILIDADES,” será proferida pelo Prof. Me. Felipe Mendes de Oliveira e pelo Prof. Mestrando Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho.
 - Apresentação de Trabalhos
- Minicursos
- Mesa redonda intitulada “A ENERGIA EÓLICA E SOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NORDESTINO,” será proferida pelo geógrafo Gabriel Alberto Trevizan e pelo Engenheiro Eletricista Everton Magalhães.
- Conferência de encerramento com o tema “POTENCIALIDADES E VULNERABILIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO,” será proferida pelo Prof. Dr. Aílson Barbosa da Silva.
 - Realização de aula de campo (GEOTUR) a serem realizadas em Picos em municípios vizinhos.
Espera-se poder trabalhar questões educacionais de acordo com a realidade do estado do Piauí e da região Nordeste, a fim de oferecer meios para qualificar o futuro professor de Geografia com novas formas de intervenção no ambiente escolar, bem como na utilização de ferramentas metodológicas inovadoras.
Convidamos todos os geógrafos e estudantes de geografia para participarem e compartilharem conosco deste momento ímpar da Geografia piauiense.
Abraços Geográficos
Comissão Organizadora

Nenhum comentário: