terça-feira, 12 de agosto de 2008

ZÉ TELES FUNDISTA NATURAL DO RIO GRANDE DO PIAUÍ REPRESENTARÁ O PIAUÍ NA OLIMPIADA DE PEQUIM DOMINGO 24/08 AS 7:00, VAMOS TORCER JUNTOS...

Maratonista conversou com o Cidadeverde.com e diz confiar nos treinos para subir ao pódio.

Foto: Fortis
Jose´Teles garantiu vaga com o segundo
melhor tempo do Brasil: 2h12min23seg
José Teles já está no Brasil, mas fica por aqui por pouco tempo. O maratonista piauiense natural da cidade do Rio Grande do Piauí, chegou na madrugada desta terça-feira e já embarca na noite de quarta para Pequim, onde disputa os Jogos Olímpicos pela primeira vez. O fundista falou por telefone com o Cidadeverde.com, que acompanhou a trajetória dos treinamentos do piauiense em Paipa, na Colômbia, nos últimos 33 dias. José Teles, mesmo não estando entre os favoritos, declarou que quer brigar por uma medalha.
"Vou brigar de igual para igual, correndo na casa de 2h15min no máximo. Com os treinamentos, vou brigar por medalha, sim", declarou o fundista ao Cidadeverde.com, antes de fazer um treino leve para relaxar a musculatura após a viagem. A corrida de aproximadamente 40 minutos deve ser a penúltima antes do embarque para a China, marcado para 21h45min de quarta-feira.
Teles acredita que, mesmo com a força dos africanos, o forte calor e a poluição vão deixar a prova mais equilibrada. Já é consenso que não haverá quebra de recorde em Pequim, e tempos abaixo de 2h10min são bastante improváveis.
O treino na altitude animou José Teles, que esteve por mais de um mês correndo acima de 2,4 mil metros do nível do mar. "A preparação foi muito boa. Estou pronto para fazer o melhor", concluiu.


Teles sempre se declarou piauiense de coração, apesar de hoje morar e treinar em São Paulo. Deixou sua cidade natal, onde morava na zona rural, e decidiu mudar-se para São Paulo para procurar emprego em 1989. "A situação dos meus pais era muito difícil, e resolvi fazer como meu irmão mais velho, que já estava empregado", afirmou em recente entrevista. Em pouco mais de dois meses, arranjou emprego operando uma empilhadeira.

Sua iniciação no esporte também ocorreu por intermédio do irmão, que já participava de provas de corrida de rua. Dois anos depois, passou a treinar regularmente no Sesi. Em 1997, já com dificuldades para conciliar os treinamentos com a rotina de trabalho, tornou-se atleta profissional.

A dificuldade do período inicial foi superada com a conquista do primeiro título, na Corrida Sargento Gonzaguinha, em 1998, em Santos. A boa exposição lhe rendeu os patrocínios, e ele pôde dar seqüência à carreira. No mesmo ano, foi o sétimo colocado na São Silvestre. Em 1999, foi bicampeão na Gonzaguinha e venceu a Corrida de Reis, em São Caetano do Sul, que também voltaria a vencer no ano seguinte.

Em 2000, Teles foi o sexto colocado na Maratona de Los Angeles e o décimo na Maratona de Berlim. Em 2001, venceu o Troféu Cidade de São Paulo. Em 2005, levou o título da Maratona de São Paulo. No último Mundial, em Osaka, no Japão, no ano passado, foi o 18º colocados.

Nós que fazemos parte da Associação de Amigos do Rio Grande do Piauí (AARGPI), desde já estamos torcendo com todo vigor para que o nosso Campeão possa fazer bonito lá em Pequim. porque afinal de contas todos nós do Rio Grande estamos bastante orgulhosos por pudermos estarmos representados no maior evento esportivo do mundo que é a Olimpiáda. vamos lá Zé Teles força e muita sorte pra você nesta nova empleitada.








Nenhum comentário: